7 dicas para você aprender inglês sozinho e sem sair de casa

1. Leia um texto curto em inglês todos os dias

Certamente existe algum artista, celebridade ou até alguma marca internacional que você segue no Instagram ou Facebook. Quando aparecer as publicações desta pessoa/marca, não clique em “traduzir automaticamente”. Pegue um dicionário e tente traduzir o que está escrito. Textos de redes sociais são simples e curtos, ideais para essa prática.

2. Mude seus aparelhos para o idioma inglês

Celular, televisão, videogame... Utilizamos esses aparelhos todos os dias, então será seu contato diário com o inglês, mesmo sem você perceber. E quando precisar resolver algum problema técnico ou mexer em outra configuração, não mude de idioma para fazer isso! Pegue seu dicionário e traduza as opções e instruções. Quanto mais você se cercar pelo inglês, melhor.

3. Veja vídeos em inglês

Comece com vídeos curtos no YouTube, depois passe para seriados e filmes em inglês. Mas, não comece sem legenda ou a frustração chegará e você vai desisti. Procure primeiro vídeos com legenda em português e tente associar o que você ouve com aquilo que você lê. Aos poucos, seu repertório de palavras e frases irá aumentar. Depois, quando você tiver mais segurança, mude a legenda para inglês até você se sentir confortável para tirar totalmente a legenda.

4. Traduza suas músicas favoritas

A não ser que você goste de RAP, as palavras e frases são pronunciadas de forma mais lenta quando musicadas. Isso significa que você conseguira captar melhor a pronúncia e algumas expressões bastante utilizadas em inglês. 

5. Crie seu dicionário de inglês pessoal

Ter um dicionário é essencial, mas fazer o seu é imprescindível! Pesquisar uma palavra, interpretar o significado e descrever com suas próprias palavras é um excelente método de estudo. Além disso, criando o seu dicionário pessoal, você pode dividir em três sessões: palavras, frases e gírias. Só fique atento para colocar somente aquilo que você acredita que terá dificuldade em memorizar. Se você já conhece a palavra love, por exemplo, não faz sentido perder tempo escrevendo-a em seu dicionário. Foque naquilo que você ainda não sabe. 

6. Elabore um roteiro de estudos

Para não desanimar e não perder o foco, estabeleça metas de estudo. Comece pelo simples: ver um vídeo por dia e traduzir uma música. No outro dia, traduzir um texto do Instagram e traduzir outra música... Estabelecer metas é garantir o foco, pois não se consegue aprender nada sem persistência e frequência, certo?

7. Aprenda a gramática

A gramática é 70% do inglês. Ao saber ler e escrever, você conseguirá ouvir e falar com muito mais rapidez. Lembra da terceira dica? Sabendo a gramática, você conseguirá compreender muito mais fácil a legenda já em inglês! E as músicas, então? Vai conseguir traduzir tudo com muito mais agilidade: as músicas, os textos das redes sociais, seus aparelhos configurados para inglês...

E assim, cada vez mais você se cercará do inglês em sua vida, até que fique tão natural que você nem vai perceber a diferença. 

Quer aprender a gramática? Não precisa correr para livraria e se encher de livros, não! A gente tem uma solução bem fácil e online para você aprender rapidinho a gramática em inglês com vídeos, dicas rápidas e exercícios fixadores. 

Quer saber mais? Clique aqui!




Leia também