Como melhorar meu listening?

Quando aprendemos uma nova língua, ouvi-la e compreendê-la pode ser desafiador para algumas pessoas. Isso não quer dizer que você jamais irá aprender Inglês ou que terá mais dificuldade do que os outros. Somente demonstra que você precisa praticar mais a sua audição, ou seja, o seu listening.


Se ligou naquela palavrinha que usamos? Praticar! E muito! Não é ouvindo uma vez só que você já começará a entender tudo o que os faladores de Inglês estão dizendo.


Para ajudar você a melhorar o seu listening, Mr. Maia preparou este artigo com algumas dicas que facilitarão a sua prática e trarão resultados excelentes para você. Confira!


- Pare, respire e tente novamente

Já vamos colocar essa dica no início para você absorvê-la rapidamente. Treinar o listening não é algo simples e exige muita dedicação de sua parte. Como já falamos, não será na primeira vez que você entenderá tudo. Mantenha a calma e repita a música, o episódio ou até o diálogo do filme quantas vezes for necessário, até que você consiga compreender tudo.


- Comece com coisas simples

Nada de treinar seu listening com vídeos complexos ou com assuntos que usam linguajares extremamente específicos. Se você ainda tem dificuldade em compreender um “olá, como vai?”, como espera entender quando o mecânico do vídeo falar sobre o carburador que precisa ser trocado? Vídeos infantis, com linguagens mais simples, são perfeitos para este início. Experimente!


- Perca a vergonha

Essa dica está totalmente ligada com a dica anterior. Para aprender é preciso começar do básico. Não tenha vergonha em admitir para si mesmo que você só consegue compreender desenhos infantis ao invés daquele filme cult que todos estão comentando. Respeite o seu ritmo!


- Ama música? Comece a entendê-la

Sabe aquela música em Inglês que não sai da sua cabeça? Pesquise a letra dela na internet e acompanhe enquanto a ouve. Certamente você começará a entender mais das palavras que são ditas. E o significado? Procure a tradução, que geralmente já é fornecida pelos sites.


- Troque a legenda e, depois, tire a legenda!

Comece a assistir vídeos com a legenda em Inglês. Na grande maioria das vezes, as legendas acompanham exatamente o que é dito pelos atores ou dubladores - caso seja uma animação. Você terá um apoio visual para o seu listening e mais palavras farão sentido.


Ficou craque com a legenda em Inglês? Agora se livre dessas rodinhas! Bóra tentar compreender sem nenhuma legenda como apoio. Caso você tenha dificuldade em certos diálogos, não tenha vergonha em pedir ajuda para a legenda, viu? O importante é você tentar.


- Aos poucos, aumente sua exposição ao Inglês

Comece a ouvir mais músicas em Inglês, mais seriados e mais filmes. Depois, por que não experimentar um podcast totalmente em Inglês? E aquela rádio estrangeira que você tanto gosta? Busque se cercar mais pela língua inglesa.


- Treinar o listening é algo diário

Esses exercícios devem ser feitos diariamente ou não surtirão o efeito esperado. Você precisa acostumar o seu cérebro com a nova língua e isso não vai acontecer se você deixá-lo descansar por muito tempo. No começo vai ser incômodo, a gente sabe, mas depois você nem vai perceber que compreende tudo - e sem legenda!


- Aprenda a gramática

Você já sabe que a gramática é 70% do Inglês, correto? Quanto mais você entender a leitura e a escrita, mais fácil será o treino do seu listening. E nem precisa sair de casa para aprender gramática, viu? Com o curso online do Mr. Maia, você aprende de onde estiver.
Acesse e teste gratuitamente!


Leia também