• by Jean Borba
  • 08/07/2019

Organizando seus estudos: fique em dia com seu aprendizado!


Hello, student!


Vamos ser honestos com você: no começo não será fácil. Adicionar um novo hábito em nossas vidas é algo que demanda paciência e persistência. Mas, acredite: logo os estudos farão parte de sua rotina naturalmente, assim como escovar os seus dentes. Basta seguir estas dicas que tudo ficará bem!


- Faça testes. 

Antes de começar a se organizar, você precisa saber quanto tempo leva para terminar uma lição ou um capítulo completo. Para isso, você deverá cronometrar suas atividades e ver quantos minutos ou horas você leva em cada tarefa.


Uma boa maneira de realizar essa mensuração é através da técnica do Pomodoro. Esse método é bastante utilizado por estudantes e até no ambiente profissional. Para executá-la, é muito simples: 


Durante 25min, você deve ficar totalmente focado em suas atividades. Isso significa ficar sem WhatsApp, Netflix, Facebook ou qualquer outra distração! Após o término deste tempo, você deve descansar por 5 minutos. Repita esse ciclo (25 min + 5 min) até finalizar sua lição. Depois, é só contar quantos ciclos foram necessários e pronto! Você já consegue estabelecer uma média de tempo para cada atividade.


- Determine metas de estudos possíveis.

Certamente você já ouviu a expressão “não dê um passo maior que sua perna”. Esse ditado pode ser usado em vários âmbitos de nossas vidas, mas ele também se encaixa perfeitamente para os estudos.


Quando você estabelece metas do seu curso de inglês para os seus dias, você deve levar em consideração o que é possível fazer. Pense desta forma: se diariamente você estipula objetivos e não consegue alcançá-los, logo começará a crescer um sentimento de frustração em relação ao seu aprendizado.


Por este motivo a primeira dica é tão importante. Ao saber exatamente quanto tempo você leva para realizar uma atividade, você poderá planejar metas possíveis de serem realizadas. Assim, todos os dias você terminará os seus estudos com um sentimento de dever cumprido e orgulhoso de sua evolução!


- Monte seu calendário.

Agora que você já sabe quanto tempo você leva para realizar cada atividade do Mr. Maia e também já internalizou que você não é o Flash e que realizará as metas respeitando o seu próprio tempo, vamos começar a programar os seus estudos.


Elaborar um calendário é uma excelente maneira de conciliar os seus estudos com sua rotina. Muito possivelmente você começa a sua semana sabendo o que irá acontecer em todos os dias. Horários de trabalho, de atividade física, quais meios de transporte utilizará para se locomover e por aí vai.


Agora, é só observar quais atividades você tem para fazer e encaixá-las em sua rotina. Para assistir a um vídeo do Mr. Maia e fazer suas anotações você precisa de 20 min? Após o almoço é um bom horário para fazê-lo. Você leva 50 min para realizar um capítulo do Mr. Maia? Antes de dormir pode ser o momento perfeito para esta atividade.


O importante é você estabelecer essas metas diárias e segui-las à risca. 


- Preveja os imprevistos e seja flexível!

Nem sempre as coisas acontecem como planejamos, não é mesmo? Compromissos que são marcados em cima da hora, prioridades que surgem do nada e atividades que demoram mais do que estávamos esperando. 


E está tudo bem. Nem sempre nossa rotina será perfeita e temos que nos acostumar com isso. Mas, em contrapartida, não podemos deixar as nossas metas de estudo de lado, não é mesmo?


Preveja os seus imprevistos com um cronograma flexível. Se você preencher todos os seus horários de estudos da semana com as suas metas, o que vai acontecer caso você não consiga estudar em algum dia? Quando você poderá repor este conteúdo?


Deixar alguns espaços livres durante a semana, ou até no final de semana, é importante para que o seu cronograma tenha um respiro. Desta forma, mesmo que as coisas saiam de seu controle, você consegue manter a sua rotina de estudos em dia.


Você também pode parar no meio de uma lição e retomá-la depois. Nem sempre conseguimos terminar completamente uma atividade e está tudo bem! Basta revisar o conteúdo no próximo momento de estudo e recomeçar de onde você parou.


- Prepare-se para os estudos e evite distrações.

Se você for contabilizar tudo o que você faz diariamente, certamente irá descobrir que sobram algumas - várias - horas do seu dia. Mas, por que você sente que não está rendendo o suficiente? Por que parece que essas horas, na realidade, não existem?


Calma, que o culpado disso tem nome. Chama-se falta de foco. Quando você precisa realizar uma tarefa, seja ela qual for, você pode demorar até três vezes mais do que o necessário por conta das distrações. E não pense que estamos falando somente das redes sociais!


Estudar em casa, por exemplo, é um desafio porque sempre temos algo para fazer. Animais de estimação para tratar, louça para lavar, roupa para pendurar, uma pergunta para responder e por aí vai. Até coisas que não levam tanto tempo assim podem atrapalhar os seus estudos, como escolher a playlist perfeita.


Por este motivo, seja onde você estiver, é importantíssimo que você se prepare antes de começar a estudar. Faça tudo o que precisa fazer: escolha a playlist, arrume a cadeira, vá ao banheiro, prepare seu café, encha sua garrafinha de água, aponte seu lápis.


Pense em tudo o que você precisa para ficar confortável e comece os seus estudos. Só desligue nos 05min do pomodoro e depois volte ao foco novamente. Você vai perceber que conseguirá encerrar suas atividades com muito mais rapidez do que antes, só por conta dessas pequenas distrações que você evitou.


Agora é só focar e colocar a mão na massa!

Como mencionamos no início deste artigo, adicionar uma rotina de estudos constante não é uma tarefa simples, mas ela é possível de ser alcançada! O importante é você conhecer o seu ritmo de estudos, adequar suas metas e nunca, nunca desanimar! Afinal, o sonho de aprender inglês está agora mais perto de ser realizado. Você não vai deixar isso passar, não é mesmo?


Conte conosco para esclarecer suas dúvidas e vamos juntos desbravar este idioma!



Grupo de Whatsapp: +1 (862) 336 3416 Instagram: @thismrmaia
Curso (Teste Gratuito): mrmaia.com.br/account/login/







Leia também